Branding Senac RJ

Em 2017 iniciamos a construção do Branding Senac RJ, como coordenadora de criação, meu desafio foi liderar essa iniciativa e manter a coerência em todos os pontos de contato com a marca.

Um processo complexo, com os desafios e facilidades de construir de dentro para fora. Corremos atrás de muitos porquês e todo o entendimento possível do negócio. Educação por si só, já é um tema transformador, mas certamente não imaginava encontrar tantas possibilidades em uma empresa como o Senac, com muitos vieses.

O processo passou pelas fases de mapeamento, com a consolidação do que já existia sobre a marca e o que chamamos de rodadas de autoconhecimento, destrinchando personas de cada segmento de atuação, foram dezenas de dinâmicas que nos levaram também ao conhecimento de muitas pessoas e da cultura da empresa.

Encontros em que gestores e suas equipes contribuíram com reflexões sobre as áreas por meio das seguintes ferramentas de design thinking: Ecossistema das Áreas, Quadrante de Posicionamento, Criação de Personas e Equalizador de Atributos.

Esse projeto foi desenvolvido no Departamento de Comunicação e Marca do Senac RJ.

A linguagem institucional assumiu o protagonismo da perspectiva de quem faz, segmentando o fazer de cada área, para dar unidade à comunicação Senac RJ.
Na linguagem verbal, passamos de um discurso generalista para um discurso que destaca as propriedades de cada aprender.
Ao entrar em manifestações mais específicas, por área, nos permitimos enriquecer a estética do fazer, dentro de cada olhar
Nesse diagnóstico, criamos um capo semântico da marca e nos confrontamos com a imagem de um Senac retratado pela Monalisa e atributos como confiança e tradição que dão boa reputação a marca. Além de relatos de mudança de vida.

Porém nosso desafio como Instituição de Educação, pós pandemia nos levou a um questionamento maior: O que é educar para o trabalho hoje?